EB Alexandre Castanheira

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Outras Atividades
Outras Actividades

Projeto "Alimentação Saudável e Sustentável"

Os alunos do Pré Escolar e do 2º ano, no decorrer deste ano letivo, tiveram um desafio que pretendeu motivar as crianças, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável, de forma a estarem recetivos à introdução de mudanças de hábitos na sua rotina diária.

Os alunos do Pré Escolar tiveram o desafio de construírem uma lancheira saudável; os alunos do 2º ano tomaram conhecimento dos níveis de açúcar existentes nas bebidas consumidas em casa, diariamente.

Este desafio foi muito interessante para aprofundar os nossos conhecimentos sobre esta temática.

 

Marchas Populares das Escolas

No dia 7 de junho, os alunos das turmas do 3º ano participaram, na Praça da Liberdade, no já habitual Desfile das Marchas Populares das Escolas.

O nosso Agrupamento apresentou o tema "Marchas com História", conjuntamente com todas as escolas de 1º ciclo participantes, e a nossa escola com o tema específico: "O Milagre das Rosas".

A nossa participação foi extraordinária, foi de admirar a integração na marcha dos nossos alunos da Unidade de Multideficiência. Foi espetacular!

Obrigado a todos os envolvidos!

 

Actualizado em Segunda, 11 Julho 2016 11:11
 

Budapest Marionetas

No dia 3 de junho, as turmas do 1ºB, 4ºA e 4ºB, assistiram a um espetáculo de marionetas, oferecido pela Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, na Praça da Portela.

O espetáculo apresentou um conjunto de várias pequenas histórias acompanhadas com música e sem palavras.

Os alunos mostraram muito interesse!

 

Projeto "Agenda 21 de Criança"

A turma do 3ºA, ao longo do 2º e 3º período, participou no Projeto "Agenda 21 da Criança", promovido pela Câmara Municipal de Almada, com o objetivo de garantir, a nível local, uma Agenda 21 específica de e para as crianças do município, numa linguagem acessível e apelativa aos mais novos.

O projeto enquadra a participação de duas formas:

"A Mensagem" - forma de participação individual, em que cada criança do município tem a possibilidade de contribuir com as suas ideias e opiniões relativamente a Almada. As crianças do concelho são assim convidadas a dar a sua opinião sobre o que mais gostam, o que menos gostam e o que gostariam de mudar em Almada, apresentando as suas ideias ao Sr. Presidente da Câmara.

"A Ação" - forma de participação coletiva em que algumas escolas do concelho se associam ao projeto, através da participação de turmas que trabalham diversos temas. A turma do 3ºA trabalhou o tema "Hábitos de Consumo". Este tema foi explorado numa perspetiva do global para o local - para melhorar o Planeta, temos de começar por agir no sítio em que vivemos. Desenvolveram-se sessões de trabalho que levaram estes herdeiros do Planeta a aprenderem a observar o local onde vivem e a conhecer a realidade de Almada e do mundo.

As crianças identificaram as situações que mais as preocuparam e que gostariam de melhorar no Concelho e no Planeta. Os resultados deste trabalho, bem como as suas ideias e sugestões para melhorar Almada, foram apresentadas aos órgãos autárquicos no "Fórum 21 da Criança", que aconteceu no final do ano letivo.

Obrigado a todos os envolvidos e em especial à Engª Deolinda Ataíde, que trabalhou mais de perto com os nossos alunos!

Actualizado em Segunda, 11 Julho 2016 15:17
 

Dia da Criança

Mais uma ano, a comemoração deste dia especial, promovido pela Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, ocorreu no Parque da Paz em Almada, no dia 2 de junho.

Foi um dia  repleto de muita animação e atividades variadas (pinturas faciais, insufláveis, e pipocas).

As crianças adoraram!


Actualizado em Sexta, 08 Julho 2016 10:19
 


Pág. 30 de 46