EB Alexandre Castanheira

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Outras Atividades Projeto "Agenda 21 de Criança"

Projeto "Agenda 21 de Criança"

A turma do 3ºA, ao longo do 2º e 3º período, participou no Projeto "Agenda 21 da Criança", promovido pela Câmara Municipal de Almada, com o objetivo de garantir, a nível local, uma Agenda 21 específica de e para as crianças do município, numa linguagem acessível e apelativa aos mais novos.

O projeto enquadra a participação de duas formas:

"A Mensagem" - forma de participação individual, em que cada criança do município tem a possibilidade de contribuir com as suas ideias e opiniões relativamente a Almada. As crianças do concelho são assim convidadas a dar a sua opinião sobre o que mais gostam, o que menos gostam e o que gostariam de mudar em Almada, apresentando as suas ideias ao Sr. Presidente da Câmara.

"A Ação" - forma de participação coletiva em que algumas escolas do concelho se associam ao projeto, através da participação de turmas que trabalham diversos temas. A turma do 3ºA trabalhou o tema "Hábitos de Consumo". Este tema foi explorado numa perspetiva do global para o local - para melhorar o Planeta, temos de começar por agir no sítio em que vivemos. Desenvolveram-se sessões de trabalho que levaram estes herdeiros do Planeta a aprenderem a observar o local onde vivem e a conhecer a realidade de Almada e do mundo.

As crianças identificaram as situações que mais as preocuparam e que gostariam de melhorar no Concelho e no Planeta. Os resultados deste trabalho, bem como as suas ideias e sugestões para melhorar Almada, foram apresentadas aos órgãos autárquicos no "Fórum 21 da Criança", que aconteceu no final do ano letivo.

Obrigado a todos os envolvidos e em especial à Engª Deolinda Ataíde, que trabalhou mais de perto com os nossos alunos!

Actualizado em Segunda, 11 Julho 2016 15:17