EB Alexandre Castanheira

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Unidade A. Multideficiência Visita aos Moinhos de Vento de Alburrica

Visita aos Moinhos de Vento de Alburrica

Esta visita, insere-se no tema “Ano Internacional das Energias Sustentáveis”, e faz parte do P.A.A, elaborado para o presente ano letivo.
Os alunos das Unidades I e II deslocaram-se no autocarro da CERCISA aos moinhos de vento de Alburrica, no Barreiro.

Os alunos transportados em cadeira de rodas, permaneceram num local abrigado e observaram o rio Tejo, os barcos e os moinhos ao longe, uma vez que o caminho não se encontrava em condições para as cadeiras de rodas, pois tratava-se de um trilho de areia. Os restantes alunos, deslocaram-se a pé até aos moinhos. Nessa deslocação, observaram o sapal, o rio e os barcos.
Foi explicado aos discentes a função do moinho, apesar de o mesmo ser apenas visitado pelo exterior. No regresso os alunos andantes puderam brincar num pequeno parque infantil.
Em seguida, foram no autocarro para o Fórum Barreiro, e aí observaram as montras, fizeram a higiene pessoal e puderam almoçar no Mc.Donald’s. A refeição decorreu de forma adequada e foi do agrado total dos participantes.
Após a refeição, os alunos voltaram para o autocarro e regressaram à escola.

De realçar a importância desta visita, não apenas pela vertente cultural, mas também pelos aspetos sociais, uma vez que os alunos deslocaram-se em espaços comuns a todos e usufruíram das mesmas vantagens, ainda que alguns dependam totalmente dos adultos.
Não houve aspetos negativos a realçar, apenas a necessidade de mais uma Assistente Operacional.